sábado, 26 de novembro de 2011

Elevador

Há alguns minutos terminou a disputa da Série B deste ano, com uma rodada final de tirar o fôlego. 5 times chegaram na última rodada podendo abocanhar a última vaga do acesso, e fazer companhia para os já classificados Portuguesa, Náutico e Ponte Preta. As torcidas de Sport, Vitória, Boa Esporte, Bragantino e Americana [existe torcida dos 3 últimos?] viveram momentos de alta tensão, que começou com o atraso no jogo de Curitiba, entre Paraná e Bragantino, passou pela reação inacreditável do Duque, contra o Boa, e terminou no dilúvio em Goiânia [!], e a vitória e consequente acesso do Sport, sobre o Vila Nova. Minha torcida particular era pelo Sport Recife, e a coincidência jogou a favor do Leão da Ilha [o original]. Sim, pois com a rodada final sendo jogada em 26 de novembro, eu só poderia torcer mesmo pelo rubro-negro pernambucano, único time que torceu por nós há exatos 6 anos, quando disputamos acesso contra seus maiores rivais.

A televisão aqui transmitiu Paraná Clube-Bragantino, que teve atraso de 15 minutos, aproximadamente, devido à contusão do goleiro Gilvan no aquecimento. E a história da decisão poderia ser diferente se o árbitro não tivesse anulado um gol legal de Léo Jaime, que tomou uma bolada na cara do goleiro Zé Carlos, e o apitador absurdamente viu toque de mão do avante bragantino. Daí em diante, o time pareceu esmorecer, enquanto o Tricolor paranista não arriscava muito, devido ainda ao risco de rebaixamento [precisava do empate]. Mesmo com o goleiro à meia-boca, os jogadores não chutavam, mas, quando tentavam, levavam muito perigo a Gilvan. Estranhei o fato de Itaqui, ex-Grêmio, não tentar nenhuma vez, sendo que sua melhor qualidade é o chute de média distância.

Na 2ª etapa, mais atraso do time de Bragança Paulista. Parece que deixaram algo no vestiário, pois aos 6', Jefferson Maranhão abriu o placar. O time paulista não conseguia criar, talvez um dos motivos pelo não-acesso, não havia um jogador que armasse o jogo com qualidade, o esquema era bola no centroavante Lincom, e seja o que Deus quiser. Lá pelas tantas Marcelo Veiga arriscou tudo, tirando o zagueiro e capitão Luiz Carlos e o lateral-esquerdo Murilo Ceará [ex-Juventude], e botando Deyvid Sacconi, ex-Palmeiras e Luís Mário, o eterno Papa-Léguas da torcida gremista. O veterano atacante até exigiu uma boa defesa de Zé Carlos, mas nada que fosse ameaçador demais. A notícia do gol do Sport, em Goiânia, foi um balde de água fria nas intenções do Bragantino, o que beneficiou o Paraná, que levou o jogo em banho-maria até o apito final.

Por falar em balde, o aguaceiro que caiu no Serra Dourada não estava no gibi, e a gurizada do Vila Nova parecia querer botar água no chopp na festa armada pela torcida rubro-negra, que foi ao cerrado brasileiro em grande número para apoiar o time. O gol da vitória foi marcado por Bruno Mineiro, com colaboração significativa do goleiro Luis Cetin, para delírio dos cerca de 2 mil rubro-negros que estavam no estádio. Alguns mais exaltados invadiram o gramado quando do final da partida, e imagino que o frevo deve estar comendo frouxo em Recife. Cidade que presenciou a despedida do vice-campeão e do 3º colocado, Náutico e Ponte Preta, respectivamente, que empataram em 2-2 nos Aflitos. Resultados dos demais envolvidos na briga pelo acesso: ASA/AL 1-2 Vitória; Duque de Caxias 2-2 Boa Esporte/MG; ABC/RN 3-1 Americana.

Na rodada, o Icasa, do Ceará, foi rebaixado com a derrota por 0-2 para a Portuguesa, jogando em Juazeiro do Norte. Cairam também Salgueiro/PE, Vila Nova e Duque de Caxias, este, aliás, com a pior campanha da história dos pontos corridos no Brasil [Séries A e B], conforme informação do pessoal do Carta na Manga. Aqui fica os parabéns especiais a Portuguesa e Sport Recife, clubes que contam com minha simpatia, e que, por sua tradição, merecem voltar à Primeira Divisão, e por aqui ficar por mais algum tempo, já que suas últimas passagens na Série A foram muito breves. E, claro, ressaltando os méritos de Náutico e Ponte, que também não fizeram por menos o merecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário