sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Navegando na altitude

Ontem se finalizou a 1ª semana das semi-finais da Copa Bridgestone Sul-Americana, com a partida entre Liga Deportiva Universitaria e Vélez Sarsfield, em Quito, no Equador. A promessa de um grande jogo, assim como havia sido Vasco da Gama-Universidad de Chile, na quarta, se cumpriu. Los Albos largam em grande vantagem no confronto, com a vitória por 2-0, ambos os gols do ótimo centroavante argentino Hernán Barcos, com participações decisivas do também portenho Equi González, ex-Fluminense. Os de Liniers valorizaram muito a vitória da Liga, não apelando para o tradicional retrancão na altitude, e criando algumas chances de gol - inclusive Domínguez [da LDU] foi outro destaque da partida -; não fossem as atuações deploráveis de Canteros e Guille Franco, e os desfalques, e a sorte fortínera poderia ter sido muito melhor. Confronto bastante agradável de se assistir, clima de Libertadores dentro da (cada vez mais valorizada) Sul-Americana, como eu já tinha visto, p.ex., em Nacional-Universidad de Chile e Universitario-Vasco da Gama, nas fases anteriores, só para ficar nos jogos que acompanhei. A parada se tornou torta para os comandados de Gareca, que terão que fazer 3 gols de diferença em Buenos Aires para chegar à grande final. Acredito que, como a Liga conseguiu 2 gols no Casablanca, o Vélez também possa conseguir 2 gols no Amalfitani, levando o jogo para os pênaltis, aposta pessoal deste blogueiro [que gosta de ver o circo pegando fogo].

Update às 21h56: O que me leva a crer em uma reação do Vélez são os retornos importantíssimos de David Ramírez e Juan M. Martínez, que fizeram muita falta no Equador. Sem contar que a LDU não terá mais a seu favor o fator altitude, o que dificulta uma de suas melhores virtudes, que são os chutes de média/longa distância. Só no jogo de ontem, 3 chances claríssimas de gol foram criadas desta forma, com Hidalgo, que parou em Barovero, e Equi González e Barcos, que acertaram o poste. Ricardo Gareca precisará, também, fazer correções pontuais no posicionamento defensivo, que fez muita água na bola aérea; no 1º tempo, especialmente, cada escanteio marcado por Larrionda era o prenúncio de um filme de terror.

Contudo, aconteça o que acontecer na próxima semana, já defino que esta terá sido a melhor das 8 edições da Copa Sul-Americana até agora, vencendo até a excelente edição de 2008. Todos os semi-finalistas chegaram até aqui com credenciais para o título, mostrando ótimo futebol [especialmente Universidad de Chile e Vélez Sarsfield] e, salvo exceções, batendo seus adversários com total autoridade [e requintes de copeirismo - que o digam os torcedores do Vasco]. Na próxima terça, em Liniers, Vélez e LDU fazem a revanche; a Liga pode perder por 1 gol de diferença, e até 2, caso marque gol[s]. O Vélez, como destacado anteriormente, para passar no tempo normal, precisará de, no mínimo, 3 gols [2-0 leva aos pênaltis]. Na noite seguinte, Universidad de Chile e Vasco decidem seus futuros no Santa Laura, em Santiago; empate sem gols dá a vaga na finalíssima aos chilenos, enquanto igualdade em 2-2 ou mais classifica os brasileiros - quem vencer, passa.

Nos Acréscimos
  • Está sendo discutido na Conmebol o direito de o campeão da Copa Sul-Americana disputar a Copa Libertadores do ano seguinte. Este ano uma situação interessante está ocorrendo, pois os 4 semi-finalistas já estão na Libertadores '12, classificados cada um ao seu modo, nos torneios/ligas domésticas. Deste modo, o 5º [!] colocado na Sul-Americana '11 herdaria a vaga. Pelo critério de eliminação, seria o Libertad/PAR, que pode conquistar a vaga também pelo Clausura paraguaio. Enfim, uma salada de frutas que está longe de ser doce, ou ter vitaminas. No meu ver, Libertadores é uma coisa, Sul-Americana é outra, e ambas levam à Recopa Sul-Americana. Ponto. Até porque, no "mundo ideal", as 2 seriam disputadas em concomitante; espero que a "queda" da vaga libertadora ao campeão da 'Sula' seja o início de uma reestruturação de calendário, ainda que seja mais fácil o Cruzeiro de Porto Alegre ganhar uma Libertadores antes disto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário