segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sólo necesito un respiro

O Apertura '11/12 argentino está praticamente decidido. Na verdade, já estava a algumas rodadas, virtualmente. Agora, somente um desastre futebolístico sem precedentes nos nossos hermanos tira a taça do Boca Juniors. A matemática é simples: temos 3 jogos, 9 pontos em disputa, e é justamente de 9 pontos a diferença dos xeneizes para o 2º colocado, o brioso Tigre, de Victoria, que luta por pontos somente para fugir do descenso. Isto mesmo, teriam que haver 3 derrotas do Boca, com 2 jogos em casa, contra os fracos Banfield e All Boys, e 3 vitórias do Matador, que joga 2 como visitante, contra o ameaçado San Lorenzo e Independiente. O que era um questionamento, tornou-se uma afirmação: entreguem a taça.

O time de Falcioni foi a Mendoza encarar o Godoy Cruz, que estava invicto como mandante no Apertura. Estava. O Malvinas Argentinas viu um dos melhores jogos do torneio até aqui, onde os 2 times buscaram o ataque o tempo todo, visto que ambos ainda tem objetivos no campeonato: o Boca querendo garantir o título, e o Tomba, uma vaga na Libertadores do ano que vem. Os auriazuis foram muito eficientes no 1º tempo, onde praticamente garantiram a vitória, se utilizando do ímpeto ofensivo do Godoy Cruz para escapar em contra-ataques, na velocidade do quarteto Chávez, Rivero, Mouche e Cvitanich, este último de excelente atuação. E foi o camisa 20 quem abriu o marcador, aos 9', aproveitando boa jogada de Rivero, pela direita. Cvitanich também sofreu o pênalti que originou o 2º gol, marcado pelo zagueiro Schiavi, a 36'.

Na 2ª etapa, o Godoy Cruz conseguiu, diferentemente da primeira etapa, chegar à meta de Orión, criando algumas chances em chutes de média distância, entretanto, a bola não encontrava Ramírez na grande área, limitando qualquer possibilidade dos mandantes diminuirem. Enquanto isto, o Boca cozinhava o jogo, bloqueando bem a defesa, mas escapando menos em contra-ataques, procurando manter um pouco mais a posse da bola. No final do jogo, Rojas acertou um chutaço, do meio da rua, diminuindo o placar, mas não passou disto. Vitória do Boca Juniors, que, além de praticamente garantir o título, garantiu vaga na Copa Libertadores da América do ano que vem. O Godoy Cruz não se complica tanto, visando vaga continental, mas uma vitória do Independiente hoje, fora de casa, contra o Unión de Santa Fé, coloca o Rojo no retrovisor dos mendoncinos.

A situação fica relativamente tranquila para o Godoy Cruz, pois o Racing enfim perdeu sua invencibilidade no torneio, jogando em casa, no sábado, contra o Belgrano. Ainda por cima, o fantasma da Promoción volta a assombrar o time de Avellaneda. A partida foi bastante disputada no Cilindro, com Los Piratas abrindo 2 a 0 na primeira parte do jogo, com Pereyra e Turus, em 2 inacreditáveis falhas defensivas do time de Simeone. Giovanni Moreno diminuiu, com um golaço de falta, o que não adiantou em nada, pois no final do 1º tempo, novamente El Picante Pereyra marcaria, em mais uma falha da defesa, que havia sofrido 4 gols em 15 jogos - e levou 3 em 44 minutos.

Na 2ª etapa, um show de cartões vermelhos, 2 para o Belgrano [Rodríguez e Quiroga] e 1 para o Racing [Hauche], o que contribuiu diretamente para a pressão d'La Academia, principalmente a expulsão do volante uruguaio, aos 21' da 2ª parte. Não fossem as expulsões, talvez o desastre tivesse sido pior. A estrela de Simeone [sic] brilhou, ao colocar Valentín Viola na partida, e este marcar o gol do desconto, aos 22', no lance posterior à 1ª expulsão. Daí em diante o que se viu foi uma série de tentativas malogradas do Racing, que esbarrou no seu nervosismo, e na muito boa atuação de Olave. Nos momentos de maior pressão, eu fiquei em frente a televisão pensando que poderia ser diferente se não houvesse a birra de Teo Gutiérrez com o grupo, ou se não houvesse El Cholo Simeone no comando da equipe.

Foi o adeus definitivo a qualquer chance de título, e o chancelamento de uma campanha que parecia boa, graças a longa invencibilidade, mas que trazida para números absolutos, não é mais que medíocre [5 vitórias em 16 partidas], sem contar os maus desempenhos, acima dos maus resultados. O time também se complicou muito na briga por uma vaga na Libertadores, tendo que tirar 6 pontos do Godoy Cruz em apenas 3 jogos, sem confronto direto. Na tabela do Apertura, o time se mantém na 3ª posição, com 25 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Unión, que é o outro time que, vencendo, mantém chance de título, mas na mesma situação do Tigre. O Boca garantiu vaga na Libertadores '12, e só uma combinação improvável de resultados tira a vaga direta dos xeneizes.

Nos Acréscimos
  • Amanhã o Vélez joga sua vida na Copa Sul-Americana, quando recebe a Liga de Quito, em Liniers. O time de Gareca precisa vencer por 2-0 para levar a decisão para os pênaltis, e 3 gols de diferença para ganhar a vaga no tempo normal. Grande parte dos titulares foram poupados no final de semana, no empate em 1-1 contra o Colón, também no José Amalfitani.
  • O River tropeçou pela 2ª vez seguida em casa, na Primera B Nacional. O Millonario já havia sido [muito] surpreendido pelo Atlético Tucumán [derrota por 0-2], na 14ª rodada, e, na 16ª, não saiu do 1-1 contra o Rosario Central, no sábado. Cavenaghi fez o gol do River, que segue na liderança, com 30 pontos, a mesma pontuação do Instituto, de Córdoba, que tem um jogo a menos e recebe o Independiente Rivadavia, na noite de hoje.

4 comentários:

  1. Cavenaghi fazendo gol de tudo q é jeito! De duas uma ou a B argentina é muito fraca ou Inter mando embora um baita atacante. E sim o Boca vai sair campeão!

    Tiago.

    ResponderExcluir
  2. Ei cara gosto dos teus posts e principalmente pelo fato de ser gremista e gostar de saber sobre o campeonato argentino!
    Mas tu n vai voltar a escrever sobre o grêmio?
    O Carlos diz q é democratico o espaço mas n vejo nada do grêmio!
    Tu tem q representa agente aí não deixa esse topetudo do Carlos dominar essa coisa ABAIXO O CARLOS COLORADO!
    Brincadeira estou apenas reivindicando o espaço!
    Afinal só tenho 12 anos pra querer fazer uma revolução!
    Adriano (é mto ruim postar pra quem n tem email do google).

    ResponderExcluir
  3. Adriano,
    O Jhon é um baita cronista e tem um futuro enorme nesta carreira e certamente tu iras usufruir ainda muito deste talento que está como eu mesmo nascendo...
    E outra gostei do fato de vc ter reinvidicado o Grêmio e o seu direito de democracia com apenas 12 anos e tens muito mais semelhança com o Jhon do que simplismente o Grêmio.
    Fico feliz por estar acompanhando e interagindo conosco e de forma alguma existe pré-dominio da minha parte...
    Abraços.

    Carlos Paiva.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir